top of page

Questão problema I:

 

“Interação de campos eletromagnéticos em equipamentos correntes e riscos para a saúde humana”.

 

Escolhemos estudar a interação do campo elétrico e do campo magnético em equipamentos de uso domésticos, que são utilizados com muita frequência. Assim os eletrodomésticos escolhidos foram uma televisão LCD, um microondas, uma placa de indução, uma lâmpada incandescente, um frigorífico, um secador de 1200W, um computador, um router e o quadro da eletricidade da habitação.

 

         Os resultados obtidos nas medições do campo elétrico e do campo magnético de cada equipamento permitiu-nos tirar as seguintes conclusões:

 

  • Nenhum dos equipamentos registou valores de campo elétrico e de campo magnético superiores aos valores máximo de proteção que estes podem atingir:

Campos elétricos:         5000 V/m (50Hz) 

Campos magnéticos:  100 µTesla (50Hz)   

 

  • O equipamento que registou maior campo elétrico foi a placa de indução que se encontrava em funcionamento e na posição 4.

  • O secador de 1200 W foi o equipamento que registou os valores mais altos de campo magnético.

  • A televisão LCD e o Router foram os equipamentos onde campo elétrico apresentou os valores mais baixos.

  • A lâmpada incandescente de 60W, o computador e o router foram os equipamentos onde se registaram os valores mais baixos de campo magnético.

  • O frigorífico não apresentou campo magnético.

Como os equipamentos que analisámos apresentaram valores dentro dos limites podemos inferir que estes não representam grande perigo para a saúde humana.

Os efeitos da exposição externa do corpo humano e das suas células aos campos eletromagnéticos dependem principalmente de sua frequência e de sua magnitude ou intensidade.

A observância dos limites de exposição recomendados nas regulamentações nacionais e internacionais ajuda a controlar os riscos das exposições a campos eletromagnéticos que possam ser prejudiciais à saúde humana.

 Apercebemo-nos que o conhecimento científico existente a respeito dos efeitos sobre a saúde é substancial e baseado num grande número de estudos epidemiológicos, em animais. Alguns resultados inferem que, imperfeições reprodutivas, a doenças cardiovasculares, neuro degenerativas e leucemia infantil podem ser motivadas pela exposição a campos elétricos e magnéticos. No entanto continua a ser possível que haja outras explicações para a associação observada entre exposição a campos magnéticos e a leucemia infantil.

Em relação a campos de radiofrequências baixas, o balanço das evidências até ao momento sugere que a exposição a campos de baixas intensidades (tais como aqueles emitidos por telefones móveis e pelas suas estações rádio base) não causa efeitos adversos à saúde. 

bottom of page