No âmbito da participação do nosso grupo de trabalho no projeto Medea foi-nos proposta a redação de uma notícia para o "Jornal Escolar Vernária", para divulgação do trabalho desenvolvido.
O nosso projeto também foi divulgado junto da comunidade local com uma noticia que saiu no "Jornal de Vieira", um jornal local quinzenal e que pode ser consultado online em:
http://www.jornaldevieira.com/
"A notícia foi publicada na edição nº 9 do "Jornal Escolar Vernária", e é a seguinte:
Projeto Medea
Somos um grupo de alunos do 12º ano constituído por quatro elementos: Aurélio, Nelson, Patrícia e Sónia, escolhemos como nome “Vieirinhas” e fomos selecionados para participar num concurso do Projeto Medea que visa medir os campos eléctricos e magnéticos de muito baixa frequência (0 a 300 Hz) que são produzidos por qualquer equipamento ou circuito eléctrico.
Começamos por constatar a interacção de campos electromagnéticos em equipamentos correntes de riscos para a saúde humana e escolhemos o microondas para verificarmos a variação da intensidade do campo eléctrico e do campo magnético em função da distância.
Foi-nos proposto a criação de uma página na internet onde colocamos todos os resultados obtidos bem como o seu suporte prático seguido de conclusão.
Encontramo-nos a competir contra 18 equipas, de 10 escolas distintas incluindo a Faculdade de Ciências de Lisboa, entre das quais uma é constituída por outros elementos da nossa turma.
Pode ser consultada em:
http://issuu.com/carlaalvares/docs/vern__ria_junho
No "Jornal de Vieira foi publicada a seguinte notícia:
(...)